2000 BANCO EM PALHINHA

BANCO EM PALHINHA

Este móvel foi concebido a pedido de um cliente e o programa consistia num banco de espera para colocar no centro de um hall de entrada de uma moradia.
Porque o hall era um espaço de grande dimensão e de planta rectângular e porque disso havia necessidade concebi um banco bastante comprido. A escolha de uma madeira exótica como o pau santo, rica em ferro e muito densa, resulta da necessidade práctica de o estruturar com apenas quatro apoios. Para uma imagem de ainda maior leveza, concebi o assento em palhinha tradicional executada artesanalmente, que proporciona conforto criando efeitos de suspenção. Esta opção melhora também o comportamento estrutural do conjunto, criando compressão interactiva entre os elementos de madeira estruturais. O esqueleto de madeira tem uma leitura esguia de corte transversal quadrangular, 5cmx5cm, mas na realidade a sua secção é de 10cmx5cm. A articulação entre as várias peças verticais e horizontais é feita de forma a criar associações triplas, o que permite ligações sólidas entre as pernas do banco e os elementos que as ligam.
Este trabalho é uma síntese dos canapés tradicionais. A proporção resulta da escala do espaço onde o móvel será ínserido e a respectiva escala humana à qual o mesmo irá cumprir a função de a servir.
As peças são concebidas com malhetes, encaixadas à pressão e coladas entre si.
Embora a peça na sua essência seja montada artesanalmente, o recurso à industria moderna foi fundamental, nomeadamente na sua standardização.
A nossa tradição de marcenaria é forte e sobretudo no Norte de Portugal foi muito fácil encontrar profissionais competentes, que me puderam ajudar a concretizar esta ideia e com os quais muito pude aprendera.
.
 
This unit was designed at a client's request and the program consisted of a waiting bench to be placed in the center of an entrance hall of a villa.
Because the hall was a large space with a rectangular plan and because of this there was a need I designed a very long bench. The choice of an exotic wood like pau santo, rich in iron and very dense, results from the practical need to structure it with only four supports. For an image of even greater lightness, I designed the traditional handcrafted straw seat, which provides comfort by creating suspension effects. This option also improves the structural behaviour of the set, creating interactive compression between the structural wood elements. The wooden skeleton has a slender quadrangular cross-section reading, 5cmx5cm, but in reality its section is 10cmx5cm. The articulation between the several vertical and horizontal pieces is made in order to create triple associations, which allows solid connections between the bench legs and the elements that connect them.
This work is a synthesis of traditional canapés. The proportion results from the scale of the space where the furniture will be inserted and the respective human scale to which it will fulfill the function of serving it.
The pieces are designed with mallets, fitted under pressure and glued together.
Although the piece in its essence is assembled by hand, the use of modern industry has been fundamental, particularly in its standardization.
Our tradition of carpentry is strong and especially in the North of Portugal it was very easy to find competent professionals, who could help me to realize this idea and from whom I had learned a lot.
 

esquiço 1esquiço 2rig