A partir da forma triangular, fixando-me no equilátero, rapidamente cheguei ao tetraedro.
As sucessivas repetições do tetraedro em diferentes orientações obedeceram a regras correspondentes a uma ordem muito precisa, dentro da qual acontecem variados efeitos e situações de aparente caos. Este facto evoca o conceito fractal (1).
Esta composição cria efeitos tridimensionais novos, proporcionando grande riqueza tridimensional associada a jogos de luz decorrentes das várias orientações, transparências e opacidades.
Embora pareça uma solução dispendiosa pela sua originalidade, o facto de ser estruturalmente modular permite a produção em série optimizando os respectivos custos.
-
Um fractal é uma forma geométrica fragmentada que pode ser dividida em partes, cada uma das quais é, pelo menos aproximadamente uma cópia reduzida do todo. Os fractales são geralmente semelhantes e independentes em escala.
A geometria fractal e a teoria do caos estão a dar-nos uma nova perspectiva de ver o mundo. Durante séculos usamos a linha como um elemento construtivo básico para compreender os objectos do mundo a nossa volta. A ciência do caos usa uma diferente geometria, chamada geometria fractal. A geometria fractal é uma nova linguagem, usada para descrever, modelar e analisar formas complexas encontradas na natureza.
Algumas das coisas que o fractal pode modular e produzir são plantas, o tempo, movimento de fluídos, actividades geológicas, órbitas planetárias, ritmo do corpo humano, comportamento animal em grupo, padrões sócio económicos, música, etc, que não correspondem a formas geométricas simples. Tornou-se por isso necessário utilizar uma gramática apropriada.
Fornece-nos uma forma diferente de observar e modelar fenómenos complexos em relação à geometria Euclidiana ou aos cálculos desenvolvidos por Liebnitz ou Newton. Uma conjunção entre os campos disciplinares da Ciência e a sua complexidade e as potencialidades da informática traz-nos novas ferramentas e técnicas para explorar os sistemas que gerem o mundo.
Podemos dizer que o fractal, ao contrário de um padrão Euclidiano, revela uma maior complexidade à medida que é aumentado como figura. Beck Further explica-nos que quando olhamos de perto para padrões Euclidianos, as formas assemelham-se cada vez mais a linhas rectas. Pelo contrário, quando olhamos de perto para um fractal vemos cada vez mais detalhe. O seu perímetro pode tornar-se infinitamente grande, sendo que a sua área é sempre finita. Num esquema do tamanho de uma árvore ou de uma ervilha pode traduzir-se toda a complexidade da criação da natureza.
Patenteiam graficamente a noção de «mundos dentro de mundos», razão pela qual se tornaram obsessão da cultura ocidental desde o século X até aos nossos dias.
.
From the triangular shape, fixing myself on the equilateral, I quickly reached the tetrahedron.
The successive repetitions of the tetrahedron in different orientations obeyed rules corresponding to a very precise order, within which various effects and situations of apparent chaos happen. This fact evokes the fractal concept (1).
This composition creates new three-dimensional effects, providing great three-dimensional richness associated to light games arising from various orientations, transparencies and opacities.
Although it seems an expensive solution due to its originality, the fact that it is structurally modular allows mass production optimizing the respective costs.
-
A fractal is a fragmented geometric shape that can be divided into parts, each of which is at least approximately a reduced copy of the whole. Fractals are generally similar and independent in scale.