2001 CONTADOR DE CD'S

CONTADOR DE CD'S

Este contador foi concebido a pedido de um cliente e o programa consistia num móvel para arquivar da forma mais funcional compact disks.
Em oposição ao high tech do sistema de leitura de música por CDs., optei logo por conceber um móvel em madeira maciça, com macheados e encaixes à semelhança da marcenaria tradicional Ibérica que durante séculos tão bem trabalhou as madeiras exóticas provenientes das colónias Africanas, Orientais e Americanas. Este trabalho procurou síntetizar os contadores de pernas torneadas de excelente funcionalidade, resultante de um controlo ergonómico cuidado.
As proporções surgem, da inter-acção escala humana / escala do objecto  (CD). O compact disk só pode ser colocado nas gavetas numa posição, a única que permite a leitura da legenda da capa.
O Interior das gavetas é numa madeira clara, pau cetim, para proporcionar uma boa leitura do que se encontra dentro.
Todas as peças macheadas não são coladas, permitindo que a madeira se possa movimentar consoante as amplitudes térmicas do dia e as estações do ano.
Embora a peça na sua essência seja montada artesanalmente, o recurso à industria moderna foi fundamental, nomeadamente na sua standardização.
A nossa tradição de marcenaria é forte e sobretudo no Norte de Portugal foi muito fácil encontrar profissionais competentes, que me puderam ajudar a concretizar esta ideia e com os quais muito pude aprender. Nesta interacção profissional design, indústria e marcenaria, os técnicos envolvidos ao desempenharem o seu trabalho, procuram sempre aperfeiçoar e manter viva a tradição de qualidade que nos é característica neste domínio.

 

.
 

Esq. Cont. 1 Esq. Cont. 2 Esq. Cont. Rig. CD