1995 DISCOTECA ESTADO NOVO

DISCOTECA ESTADO NOVO EM MATOSINHOS

Este projecto está situado numa fundação existente na zona industrial de Matosinhos, e tem uma área aproximada de 1000 m2.
O programa é um bar / discoteca e restaurante.
O hall de entrada está situado no eixo da fachada principal, do lado direito estão os camarins. O acesso automóvel anteriormente existente é convertido numa estrada de serviço para o restaurante e funciona também como uma saída de emergência. Existe também uma terceira entrada privada, com acesso directo ao escritório, localizada no nível superior.
Seguindo o hall de entrada principal (um espaço vertical iluminado por uma grande lanterna), existe uma área de distribuição horizontal onde uma grande escultura metálica, que filtra luz e som, organiza um percurso que culmina na pista de dança, no centro da composição. Este percurso permite uma adaptação crescente ao ambiente circundante, enfatizando gradualmente os sentidos.
Junto às entradas separadas situam-se os sanitários públicos.
Aproveitando a estrutura anteriormente existente do edifício, que era forte e simétrica, adaptei um programa de teatro tradicional, pois parecia estar bem adaptado às funções de uma discoteca. Os salões de um teatro tradicional da Renascença (Shakespearean ou commedia dell'arte) permitiram ao público uma participação activa e um contacto mais intenso com o palco, devido à ausência de cadeiras no chão.
Também as galerias assumem as características de um teatro tradicional, criando uma comunicação essencial para o ambiente do espectáculo.
Do casamento entre o pré-existente e a nova estrutura, indispensável ao piso da galeria, resulta o desenho das fachadas principais. A fusão destas estruturas reduzidas ao essencial, é responsável pela linguagem que visa enfatizar os aspectos programáticos acima delineados.
A selecção e utilização de materiais cumprem objectivos que vão para além da sua própria funcionalidade.
A pedra, no piso inferior representa solidez e uma base estrutural; a madeira no piso superior, palco e pista de dança simboliza conforto e ligthness.
O encontro dos dois ocorre ao nível entre o tijolo vermelho, com a sua superfície rugosa e permeável, permite a absorção do som e da luz, criando as condições ideais para a acústica e o ambiente. O ferro aparece como um elemento plástico, recordando a antiga fundação, e situando-se como um factor dinâmico que realça a ordem geométrica existente.
A consideração dos aspectos funcionais do programa, mas sobretudo, a consideração de que uma boa arquitectura resulta sempre de uma resolução bem-sucedida dos seus detalhes, levou à força nos detalhes, que confio para dar força à obra.
 
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This project is situated on an existing foundation in the industrial zone of Matosinhos, and has an approximate area of 1000 m2.
The program is a bar / discoteque and restaurant.
The entrance hall is located on the axis of the main façade, on the right side are the dressing rooms. The previously existing auto access is converted into a service road for the restaurant and also functions as an emergency exit. There is also a third private entrance, with direct access to the office, located on the upper level.
Following the main entrance hall (a vertical space illuminated by a great lantern), there is an area of horizontal distribution where a great metalic sculpture, which filters light and sound, organizes a route that culminates at the dance floor, in the center of the composition. This route allows an increasing adaptation to the surrounding ambience, emphasizing gradually the senses.
Next to the separate entrances are located the public restrooms.
Taking the advantage of the previously existing structure of the building, which was strong and simetrical, I adapted a tradition theater program, as it seemed to be well-suited to the functions of a discoteque. The halls of a traditional Renaissance theater (Shakespearean or commedia dell’arte) allowed the public active participation and a more intense contact with the stage, due to the absence of chairs on the floor.
Also the galleries take on the characteristics of a traditional theater, creating an essential communication to the ambiance of spectacle.
From the marriage between the pre-existing and the new structure, indispensable to the gallery floor, results the design of the principal façades. The fusion of these structures reduced to the essential, is responsible for the language that aims to emphasize the programmatic aspects outlined above.
The selection and use of materials fulfill aims that go beyond their own functionality.
The stone, on the lower floor represents solidity and a structural base; the wood on the upper floor, stage and dancefloor symbolizes confort and ligthness.
The meeting of the two occurs at the level in-between red brick, with its rough and permeable surface, permits the absorption of sound and light, creating the ideal conditions for acustics and ambience. Iron appears as a plastic element, recalling the old foundation, and situating itself as a dynamic factor that highlights the existing geometric order.
The consideration of the functional aspects of the program, but above all, the consideration that good architecture always results from a successful resolution of its details, led to the strength in the details, which I trust to give strength to the work.