O local de intervenção situa-se num terreno com uma área de aproximadamente 21000 m2, que estabelece a ligação entre a Via Panorâmica Edgar Cardoso e a marginal do rio Douro, através de um declive acentuado característico das suas margens.
O seu caracter rústico, embora de uma beleza particular no contexto com a cidade, apresenta sinais de degradação e a sua morfologia instável pode originar derrocadas indesejadas e outros problemas no futuro. Estes factores levam mais tarde ou mais cedo, a questionar à sua consolidação, provavelmente através da sua inevitável urbanização.
Por outro lado a sua presente aparência, como espaço verde e a sua topografia parecem-me estar intimamente ligados à própria concepção do projecto da Faculdade de Arquitectura adjacente, sendo parte integrante e importante do seu contexto.
A intervenção tem como base a compreensão rigorosa do terreno, permitindo encontrar uma ideia subjacente a uma geometrização do mesmo que permita cumprir o programa.
Nesta fase procurei estudar afincadamente as construções tradicionais que se foram efectuando ao longo dos tempos nos terrenos de acentuado declive. Mesmo em contextos culturais completamente distintos, em diferentes continentes as soluções aproximavam-se, e os resultados contextualizavam-se com a paisagem natural.
Ao enterrar parcialmente o edifício, desenvolvo-o horizontalmente pelo terreno, tirando partido da sua morfologia original, mantendo as inúmeras orientações topográficas e procurando preservar o maior número de árvores que ali se encontram à tantos anos. Neste pressuposto, o desenvolvimento do projecto obriga à concepção de desníveis, cujas superfícies aparentes do edifício, no alçado sul, correspondem aos muros de “socalcos” tradicionais, tão característicos nas regiões do Douro. Nessas superfícies é possível também desenhar com precisão e rigor aberturas que permitem estabelecer a ligação do interior com os pátios exteriores, aproveitar a melhor luz natural e criar enfiamentos visuais com a paisagem. Funcionam também como um conjunto de muros de suporte e embasamentos dos próprios edifícios da FAUP que se afirmam à cota superior.
O programa é constituído por uma zona social com bar, restaurante, escritório, lojas e sanitários. O grande foyer de distribuição corresponde a um conjunto amplo de rampas que se desenvolve desde a cota superior à cota inferior do edifício. Através deste percurso criou-se enfiamentos visuais do conjunto com a paisagem e estabeleceram-se as ligações às diferentes plataformas.
Estas áreas comunicam directamente com os espaços exteriores, onde se encontram os três courts de ténis panorâmicos, situados sobre as lajes dos 2 courts de ténis cobertos respectivamente. O outro situa-se sobre a laje da piscina coberta.
Um nível abaixo encontram-se os balneários femininos.
Noutro nível abaixo, organizam-se os balneários masculinos, quatro ginásios, e ainda um de musculação e cardio-fitness e outro de grandes dimensões, todos eles com enfiamentos visuais sobre a paisagem obtendo uma luz natural optimizada. Neste piso encontra-se ainda a régie desportiva que comunica com todos os ginásios e um arrumo.
Existem caminhos de ligação entre a marginal e a Via Panorâmica Edgar Cardoso através das plataformas exteriores e também através do interior do edifício.
Estas volumetrias emergem das plataformas verdes como muros que criam no exterior tensões e dinâmicas, estabelecendo um dialogo entre si, com os muros preexistentes e com a natureza, através de variações de escala, ritmos, opacidades e transparências, orientações e sentidos, resultando como partes integrantes de um todo coerente e com unidade. Surgem no jardim como elementos figurativos em movimento que emergem do edifício, contrapondo o velho e o novo, registando o antigo e o moderno.
Existe também subjacente à concepção deste trabalho uma preocupação no que respeita à interacção e inter-relações entre os espaços bem como os percursos subjacentes.
O sistema construtivo fundamenta-se numa estrutura de paredes e lajes em betão armado. Neste sentido numa perspectiva minimalista, pretende-se tirar expressividade da própria estrutura despojando-a de acabamentos desnecessários.
A madeira, o vidro, o granito (material característico desta região) são os materiais que se propõe para os seus acabamentos. A adequação ao terreno optimiza a gestão enérgica do edifício protegendo-o através de um natural isolamento térmico, reduzindo custos também nesta matéria. Serão colocadas telas de impermeabilização em todas as superfícies necessárias.
Os arranjos exteriores centrar-se-ão na concepção de muros de suporte de terras no seguimento do edifício, lajes de pavimentos das plataformas e recuperação dos muros preexistentes.
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The site is located on a plot of land with an area of approximately 21000 m2, which establishes the connection between the Edgar Cardoso Panoramic Way and the Douro river bank, through a sharp slope characteristic of its banks.
Its rustic character, although of particular beauty in the context with the city, shows signs of degradation and its unstable morphology may lead to unwanted landslides and other problems in the future. These factors lead, sooner or later, to question its consolidation, probably through its inevitable urbanization.
On the other hand, its present appearance as a green space and its topography seem to me to be closely linked to the very conception of the project of the adjacent Faculty of Architecture, being an integral and important part of its context.
The intervention is based on a rigorous understanding of the terrain, allowing us to find an idea underlying its geometrization that allows us to fulfill the program.
At this stage I have tried to study hard the traditional constructions that have been carried out over time on steep slopes. Even in completely different cultural contexts, in different continents the solutions were close, and the results were contextualized with the natural landscape.
By partially burying the building, I develop it horizontally through the terrain, taking advantage of its original morphology, keeping the countless topographic orientations and trying to preserve the largest number of trees that have been there for so many years. Under this assumption, the development of the project requires the design of unevenness, whose apparent surfaces of the building, at the south elevation, correspond to the traditional "terraced" walls, so characteristic in the Douro regions. On these surfaces it is also possible to design with precision and accuracy openings that allow the connection of the interior with the exterior patios, take advantage of the best natural light and create visual threads with the landscape. They also function as a set of support walls and foundations of the FAUP's own buildings that affirm themselves at the upper level.
The program consists of a social area with bar, restaurant, office, stores and toilets. The large distribution foyer corresponds to a wide set of ramps that develop from the upper to the lower level of the building. Through this route visual threads of the whole were created with the landscape and connections to different platforms were established.
These areas communicate directly with the exterior spaces, where the three panoramic tennis courts are located, located on the slabs of the two covered tennis courts respectively. The other is located on the slab of the covered swimming pool.
One level below are the women's changing rooms.
On another level below are the men's changing rooms, four gymnasiums, one for bodybuilding and cardio-fitness and another for large dimensions, all of them with visual threads over the landscape obtaining an optimized natural light. On this floor you can also find the sports area that communicates with all the gyms and a storage.
There are connecting paths between the waterfront and the Edgar Cardoso Panoramic Way through the outside platforms and also through the inside of the building.
These volumetries emerge from the green platforms as walls that create outside tensions and dynamics, establishing a dialogue between them, with the pre-existing walls and with nature, through scale variations, rhythms, opacities and transparencies, orientations and senses, resulting as integral parts of a coherent whole and with unity. They appear in the garden as moving figurative elements that emerge from the building, opposing the old and the new, registering the old and the modern.
There is also a concern underlying the conception of this work regarding the interaction and interrelationship between the spaces as well as the underlying paths.
The constructive system is based on a structure of walls and slabs in reinforced concrete. In this sense, in a minimalist perspective, it is intended to take expressiveness out of the structure itself, stripping it of unnecessary finishing.
Wood, glass, granite (characteristic material of this region) are the materials proposed for its finishing. The adequacy to the terrain optimises the energetic management of the building, protecting it through a natural thermal insulation, reducing costs also in this matter. Waterproofing screens will be placed on all the necessary surfaces.
The exterior arrangements will focus on the design of earth support walls following the building, platform floor slabs and recovery of pre-existing walls.